Follow juliotec2010 on Twitter

A todos os amigos que colaboram com suas visitas, e com suas críticas e sugestões, meu muito obrigado!!!

Julio-tec.


Este Blog usa cookies para oferecer os serviços de publicidades e analise de trafego.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Radio Philco PB 120N não funciona o CD nem o Radio.


Esse radio chegou na oficina com a reclamação de que o CD nem o Radio não funcionava, verifiquei  então fonte que aparentemente estava toda ok, mas analisando o circuito de power encontrei o transístor Q101 (A928A) com o emissor aberto, e logo troquei o mesmo e o radio voltou seu funcionamento normal, mais com um detalhe o Q101 também faz o power para o CD e nessa função o danado do transístor pega fogo, analisando o datasheet do A928A diz que ele é de -2A então fiz uma substituição com um TIP42C que aguenta 6A e o funcionamento ficou perfeito!!!
Bom aqui fica a dica se alguém pegar esse radio com esse transístor queimado pode trocar pelo TIP42C que não vai dar mais problema!
OBS: Quando esse transístor queima o display do radio fica com o digito doido marcando uma frequência muito mais baixa.    


A foto acima mostra a posição do transístor na placa!

OBS: Em alguns casos o super aquecimento do Q101 se deve ao motor do disco com a resistência alterada, sua resistencia é de mais ou menos uns 100R qualquer valor abaixo já se enquadra como fuga, então troque o motor!

59 comentários:

  1. estou com um radio na assistencia modelo pb 120n também.
    a fonte dele esta normal fluindo 15v e alimentando o saida de audio,porem não liga,cd,radio nem diplay totalmente apagado.vou ver seguir sua dica e tomara que de certo,valeu

    ResponderExcluir
  2. depois que troquei esse transistor o aparelho esta demorando a ligar, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  3. Estou com um que o CD MP3 e USB não respondem.
    Qualquer sugestão eu agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Bacana esse tuto. Peguei um assim.

    ResponderExcluir
  5. Ola a todos. O meu radio modelo pb120n não funciona o cd o radio e o usb funciona normalmente. No display aparece 'op' e o cd não roda. Será q alguém pode me ajudar? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados, estou com um PB120N parado, pois a tampa do CD quebrou e ainda não encontrei outra.
      Caso alguém disponha, por gentileza, entre em contato (81)994965322 (claro).
      Grato,
      Murilo

      Excluir
  6. Poderiam me passar o valor de referencia do R131 porque o que estava na placa torrou ...

    ResponderExcluir
  7. A queima do r131e o ic3 em curto

    ResponderExcluir
  8. Olá estou com esse som PB-120N ele está com o seguinte problema,
    quando eu ligo o aparelho e coloco na função do radio o display fica alterando as função para CD/AUX dai a radio fica entrando e saindo sem ta na chave seletora do CD como pode eu colocar na chave do radio e o mesmo fica pulando para CD/AUX? Alguem ja pegou esse defeito? se souberem onde esta o problema pf me da dica vlw espero por respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juan.
      Eu teno um rádio com o mesmo problema estou tentando concertar mas não consigo.
      Qual era o componente que estava estragado no seu rádio.
      Obrigado.

      Excluir
    2. coloca wd 40 dentro da chave seletora e aciona de desaciona ela varias vezes,resolvi o problema dessa forma

      Excluir
  9. Tenho um som desse mais quando coloco um CD original ele não toca o visor aparece a seguinte sigla OP q pode ser isso sendo q tudo está funcionando perfeitamente só CD q não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia senhores quanto a sigla op ela quer dizer open aberto em ingles,tenten verificar a chave da porta do cd

      Excluir
  10. bom dia amigo estou com um problema aqui, na placa do radio citado acima queimou o resistor R131mas eu nao tenho o esquema pra saber o valor pra eu poder trocar!
    vc conseguiria o esquema pra mim ou me informar o valor dele por favoŕ?

    ResponderExcluir
  11. bom dia amigo estou com um problema aqui, na placa do radio citado acima queimou o resistor R131mas eu nao tenho o esquema pra saber o valor pra eu poder trocar!
    vc conseguiria o esquema pra mim ou me informar o valor dele por favoŕ?

    ResponderExcluir
  12. estou com problemas no radio Philco pb120 ele foi baixando o som baixando e agora está praticamente sem som, o que pode ser?
    Giovanni Gonella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troca o diodo zener cj 4148 pode ser que te ajude; no meu resolveu.

      Excluir
  13. não funciona o USB, não recebe os 5 volts, apesar de presente no Q410

    ResponderExcluir
  14. O meu rádio,PH229N MP3 não está funcionando o CD o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  15. O meu rádio,PH229N MP3 não está funcionando o CD o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  16. fiz a troca aqui e deu certo. muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  17. Estou com um philco desse modelo nao sai som nem chia os alto falante será q é a saida cd 8227 ou esse transistor citado acima q 101 faz esse defeito?

    ResponderExcluir
  18. Ola gente ....eu estou com um Radio deste.
    Eu liguei o Radio em um Home theater. Na saida de fone de ouvido. Funcionou nornal.
    Mas ai eu mudei o cabo. Coloquei do lado. Entrada para pc. E nao
    Pega mais Radio e CD alguem pode ne informar....aonde pode ser.o defeito.
    Eu removi o Transistir.pra trocar.Q102.....que esta dando valor de .700 outro lado 705 me parece esta correto ?

    ResponderExcluir
  19. Tenho outro radio que o botao Power nao funciona. Ja troquei o botao interno e nada.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Radio philco pb126l não ler o CD mensagem de erro NOD
    O rádio é novo
    Qual poder ser o problema
    A lente ou circuito na placa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. unidade ,troque e voltará a funcionar, ja fiz mais de 200 radios desse com esse defeito

      Excluir
  22. Boa noite;
    Meu PH229N,está audio no radio,cd e usb.Estou sem esquema,poderia me orientar para resolver o problema.
    Os led do display acendem,o que devo trocar.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. PH229N sem audio no radio,cd e usb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite , não sei se já obteve alguma resposta, mas para este radio o CI de áudio é o CD 8227, pode ser também TA 8227

      Excluir
  24. placa BS229 173-00229009-01001,ESTOU SEM ESQUEMA.

    ResponderExcluir
  25. estou com um PB120N, não liga , no display fica apenas o relogio, chega 12v no pino 12 do TA8227, mas nos outros, sem tensão.
    alguma dica.....
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu amigo, estou com um radio aqui com esse mesmo defeito, (só aparece o relógio) e o rádio na liga, mas a fonte está boa assim como os diodos retificadores!

      Excluir
    2. Boa noite meu amigo, estou com um radio aqui com esse mesmo defeito, (só aparece o relógio) e o rádio na liga, mas a fonte está boa assim como os diodos retificadores!

      Excluir
  26. ola tenho um PB126l onde o radio e o usb funcionam normalmente ja o cd No display aparece 'op' e o cd não roda. Será q alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser o contato q fica embaixo da tampa do cd ou a ligação desse contato na placa

      Excluir
  27. Tenho um destes exemplares;porém o defeito dele é a informação inexata da função em andamento no display.Por exemplo.Enquanto roda o cd o display mostra uma estação de rádio.Gostaria de ajuda pois preciso conserta-lo.Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  28. amigo sera q pode mim ajudar tenho um radio pb120r quando coloco na função CD aparece AV e la em cima aprece AUX de auxiliar o q pode ser?

    ResponderExcluir
  29. ola tenho um radio 120r com o display com parte apagada so da pra ver a metade dos numeros oq é?

    ResponderExcluir
  30. por favor colegas estou com um modelo pb120r mp3 nao consegui o esquema completo eu estou precisando saber qual transistor é q101 pois esse estar torrado obrigado a todos ou mande no waht (027)995094785

    ResponderExcluir
  31. Mais um perdido por aqui!!!.Estou com esse radio Philco pb120n tá dificil de consertar! Mesmos problemas, Resistor queimado (R 131), ci (IC1) Torrando, também o CI do radio am/fm esquentando. Onde conseguimos o tal esquema desse rádio??? Abs.

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho um PB 120 troquei a saisa mais não sai audio

    ResponderExcluir
  33. O meu Rádio Philco PB120n.,liga passa uns minutos funcionando e depois ! Ose desliga,o que será esse defeito? Por gentileza me ajudem��

    ResponderExcluir
  34. Como faço pra acha o fio da bateria?
    Alguém mim ajuda

    ResponderExcluir
  35. Boa Tarde! Eu tenho radio Philco modelo PB126BR, a função Rádio não funciona,fica com o volume muito baixo, e quando Eu coloco um pendrive no compartimento de Usb, e coloco na função Rádio, o Rádio volta a funcionar com volume normal, e quando Eu tiro pendrive a função Rádio volta a baixar o volume. Preciso de uma ajuda, sobre esse defeito.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite meu radio PB120N parece 12:00
    Só aparece esse númer já apertei tds os botão não muda.

    ResponderExcluir
  37. Estou com um Philco Pb 120n não aparece nada no display, na liga fonte está boa Q101 e Q102 estão bons, porém jamper no Q 101 o rádio funciona os demais não.

    ResponderExcluir
  38. Estou com um radio mod.pb120n, onde funciona o radio am,fm, cd e não funciona usb a tenção de 5v so dá 1v o que pode ser. Meu nome é Cristino

    ResponderExcluir
  39. radio philcp PB120N funciona com som muito baixo no radio am-fm,cd e usb, verifiquei ci TA2111N voltagens normais nos pinos, falantes ok, alguma dica?

    ResponderExcluir